Lombalgia
A lombalgia é uma das queixas mais comuns nos consultórios e está entre as principais causas de afastamento do trabalho. A dor sentida na parte inferior da coluna tem como seus principais fatores a má postura, o sedentarismo, ergonomia inadequada no trabalho e alterações nas estruturas da coluna causadas pelo envelhecimento.
Todos nós em algum momento da vida já sentimos dor nas costas. Quando esta dor persiste por muitos dias o médico deve ser procurado. Existem alguns sinais de alerta que quando presentes devem fazer o paciente procurar o médico o mais rápido possível, estes são:
Sinais de Alerta
- Febre / Calafrios
- História de trauma violento
- Dor constante e progressiva noturna
- História de câncer
- Uso de cortisosteróides sistêmicos
- Aids
- Abuso de drogas
- Perda de peso
- Doenças sistêmicas
- Restrição da mobilidade
- Deformidade estrutural
- Fraqueza muscular/ atrofia associada
- Envolvimento articular periférico
- Rigidez matinal
- História familiar de doença reumatológica
- Dor <18 anos e >55 anos de idade
O médico deve ser procurado o mais rápido possível quando a dor na coluna for associada a um ou mais destes fatores.
Caso sinta algum desconforto na região lombar ou forte fisgada deve estar atento e procurar um médico. Postergar o tratamento pode agravar o problema e transformá-lo em dores crônicas que são de tratamento mais difícil.
Em casos leves de lombalgia o tratamento inicial é geralmente baseado em analgésicos e anti-inflamatórios e em alguns casos se indica fisioterapia, obtendo rapidamente resultados satisfatórios.
A cirurgia de coluna sempre será a última opção a ser considerada como solução para as dores na coluna. Existem indicações precisas para qualquer procedimento invasivo na coluna.
A melhor alternativa é prevenir o problema mantendo uma boa postura, praticando atividades físicas, e procurar um médico ao sentir dores na coluna.