Bloqueio
Bloqueio anestésico ou infiltração da coluna é um procedimento que chega diretamente no ponto da dor e consegue interrompê-la. É uma técnica realizada com incisões mínimas e até mesmo percutâneas, permitindo ao paciente alta hospitalar imediata.
São infiltrados, no ponto exato que está gerando a dor, um anestésico local e um corticoide. O anestésico irá aliviar a dor no momento e o corticoide irá diminuir os sinais inflamatórios no local a longo prazo.
O procedimento é realizado sob sedação, garantindo que o paciente não sinta dor. Após a infiltração, é esperada melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias seguintes – dentro desse período o corticoide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.
O repouso relativo deve ocorrer por 24 horas após o bloqueio. Depois disso, o paciente está apto para retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da equipe médica.
Indicações
- Hérnia de disco
- Dor lombar crônica
- Para confirmação de diagnóstico - quando a origem da dor não é totalmente esclarecida apenas com exame físico e por métodos de imagem